Infusão é um dos processos de laminação mais inovadores do mundo náutico na construção de embarcações. Sua característica principal é a substituição do processo de laminação manual, por infusão a vácuo. Esse processo oferece as embarcações redução de até 30% no peso, maior resistência estrutural, dentre várias outras vantagens.

Na prática, o processo ocorre da seguinte maneira: todo material como fibras, tecidos e espumas de PVC (Divinycell e Renicell) são pré-cortados e ajustados no local com precisão, eles são colocados secos no molde já pronto e assim envolvidos por uma bolsa plástica de vácuo. Ao acionar a bomba de vácuo, o ar sai da bolsa plástica e a resina é transferida para dentro das camadas de fibras, tecidos e espuma, graças a diferencia de pressão causada pela bomba de vácuo. Como não existe contato manual com a resina durante a laminação, evita-se o desperdício o excesso em seu uso, criando um laminado muito mais uniforme e livre de bolhas de ar, fazendo com que a peça fique muito mais resistente. No processo manual, muitas fibras podem ser perdidas por cair no chão ou ficarem parcialmente impregnadas, sem que possam ser reaproveitadas. Para se ter uma idéia do índice de aproveitamento, a impregnação da resina entre as fibras chega a 60% no método de infusão à vácuo, garantindo uma homogeneidade na espessura do laminado, enquanto que por laminação manual chega a apenas 20 ou 30%.

A construção de embarcações por meio da infusão a vácuo utiliza o sistema sandwich, ganhando assim um maior isolamento térmico. As embarcações produzidas por infusão normalmente são consideradas “Wood free”, ou seja, não é utilizado madeira em sua confecção, alguns raros estaleiros adotam esse método de não usar madeira estrutural mesmo nos processos de laminação manual, em seu lugar são utilizadas as espumas de Divinycell e Renicell. O processo não só garante menor peso, mas acréscimo de resistência estrutural. Dependendo do local da embarcação, esta resistência chega a ser cinco vezes maior. E o principal, é um processo ecologicamente correto.

Bomba a vácuo, reservatório de contenção, vacuômetro e matérias-primas como resina de poliéster, composto biaxiais de vidro são exemplos dos recursos utilizados no processo.

As embarcações que possuem em sua fabricação o processo por infusão a vácuo, destacam-se pelo alto desempenho, melhoria notável na navegabilidade, velocidade, além de ter uma menor necessidade de motorização e consequentemente um menor consumo de combustíveis. Existem inúmeras vantagens na adoção desse processo de laminação para uma embarcação.